TEORIA- luz e sombra por Sam Nielson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEORIA- luz e sombra por Sam Nielson

Mensagem  Tony Neto em Qua Nov 03 2010, 08:15

Sam Nielson
Não sei muito sobre a biografia deste artista, mas posso dizer que o trabalho dele é demais, principalmente porque é um trampo que aplica técnicas realistas em figuras estilizadas, dando um realismo fantástico em suas obras. Acompanho o trampo dele há um tempo e digo que além de ser um artista extremamente competente é um cara gente boa também, pois compartilha muita informação "true" com seus amigos leitores.
Ele já postou muita coisa, e eu sempre quis estudar mais a fundo as dicas que ele deu, principalmente quando se trata de Luz e Sombra, um tema que tira o sono de muitos aspirantes a ilustradores/desenhistas como eu (acredito que não devo ser o único).

Vou fazer um agregado de tudo que ele postou. Os links originais vão estar nos títulos do post, mas vou fazer uma definição do meu entendimento, que pode estar errado... ou não, então aconselho a sempre dar uma olhada direto na fonte, mesmo com esse resumo q vou postar aqui.

Falows!

KEEP DRAWING! HAVE FUN! =D
Tony Neto
Admin

http://flickr.com/tobs_dg

Lambertion Reflection- Algumas propriedades da luz e superficie

Mensagem  Tony Neto em Qua Nov 03 2010, 10:44

Link do Post Original

Lambertion Reflection (Reflexão Lambertiana)- o que é?
A definição básica: é um tipo de iluminação difusa em que o objeto reflete a luz de forma difusa, ou seja, espalhando a luz em diversas direções, sem uma direção única.
Ou seja:

O Mr Nielson, fez algumas imagens explicando de forma mais prática esse fenômeno:
(tentei traduzir as anotações para melhor entendimento de quem não entende inglês... mas repito, é mais confiável dar uma conferida no original, sempre, eheh)

-------------------------

minha tentativa de aplicar esse conceito:

senti bastante dificuldade... principalmente em dar um visual bem renderizado na peça... os valores ainda parecem bem aleatórios... bom, mas acho q isso vem com a prática, ehhe (será q se eu pedir pro Nielson master ele corrige pra mim os meus erros? hehe)

depois posto mais tutoriais, valeus

Tony Neto
Admin

exemplo

Mensagem  Tony Neto em Qua Nov 03 2010, 11:10

olha, tem mais esse post, acho q com um exercicio dele aplicando esses conceitos.

acho que vale como um exercicio para todos que quizerem seguir esse estudo, tentar refazer essas bolinhas.

vou tentar depois, pq hoje já abusei demais do meu horário flexível... ahhaha

Tony Neto
Admin

Luz e Sombra

Mensagem  Tony Neto em Dom Nov 07 2010, 23:32

link do post
(aviso: essa explicaçao é baseada na minha interpretação do artigo originalmente pelo Sam Nielson, quem quizer ler o original em ingles o link logo acima. =)

A sombra sempre vem de duas formas, a sombra propria do objeto e a sombra projetada (ver post anterior).
Resumindo o post anterior, a luz ilumina um objeto circundando os "photons" em volta do objeto, causando as areas claras. Ja as areas em que a luz nao consegue atingir, são caracterizadas pela aparição das sombras.
A sombra projetada se forma quando a luz incidente é barrada por um objeto, ou seja, algo que impede a passagem da luz, formando uma projeção de sombra com a forma exata desse objeto opaco. O jeito com que isso ocorre, para qualquer tipo de sombra, depende muito da fonte de luz.

Para melhor exemplificar os casos mais comuns, vamos tratar de 3 tipos de fontes de luz mais recorrentes.
A luz do sol, ou Luz direta, a Luz próxima, e as Luzes difusas ou que provem de varias fontes ao mesmo tempo.

Luz do Sol, ou Luz direta

Esse tipo de fonte de luz é caracteristico pela formação de uma sombra de bordas suaves no objeto e uma sombra projetada dura, ou seja, bem definida.

Luz Próxima

A forma da sombra do objeto e da sombra projetada serao influenciadas diretamente pelo tamanho da fonte de luz e pela proximidade que ela está. A sombra projetada sempre será paralela com o angulo da luz que é barrada pelas bordas do objeto.

Luz Difusa

A sombra nesse caso se torna mais difusa e menos definida pela quantidade de pontos de luz que atingem o objeto ao mesmo tempo.

exemplo de aplicaçao desses conceitos, em um ambiente mais complexo de luz.

obs: Recomendo fortemente que se esse assunto te interessar, va ler o link original, pois isso nao se trata de uma traduçao e sim de uma interpretaçao, ou um resumo do resumo q ele fez... ahah, ou seja, posso ter falado altas barbaridades aqui.

Valeus!

depois posto mais coisa

Tony Neto
Admin

Re: TEORIA- luz e sombra por Sam Nielson

Mensagem  Tony Neto em Qua Nov 10 2010, 08:51

ok, essas tecnicas todas são extremamente teóricas e deixam esse aspecto 3D, o legal mesmo é ver essas tecnicas aplicadas em ilustrações, ou desenhos mesmo.

Nessa imagem que ele postou, da pra ver claramente as varias maneiras de se aplicar essa teoria, testando fontes de luz em angulos diferentes, experimentando e vendo como fica.

esse cara tem um pensamento de tridimensionalidade q eu gostaria de ter o poder de absorver só de olhar pra essas imagens... droga... mas como isso não é possível, então vale mesmo tentar entender e aplicar da forma q eu conseguir, hahaha

quem fizer algum estudo baseado nessas tecnicas posta aqui pra gente analisar, eheh

valeus!

Tony Neto
Admin

Re: TEORIA- luz e sombra por Sam Nielson

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: