Sobre cores e números " Algumas considerações sobre estes elementos em mangás e animes"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre cores e números " Algumas considerações sobre estes elementos em mangás e animes"

Mensagem  Priscila em Qui Nov 11 2010, 09:42

Oi pessoal, achei esta matéria interessante, sobre as cores dos cabelos dos personagens e o que representam. 'cat'

"Muitos personagens têm cabelos azuis e essa cor aparece nos mais variados tons: desde o quase negro de Camus de Aquário (Cavaleiros) até o quase cinza de Marine (Rayearth), passando pelo azul profundo de Tommy (Samuray Troopers) e do azul desbotado de Bulma (Dragonball Z). Pode-se perceber que há uma certa correspondência entre o tom de azul e a força e o caráter dos personagens: quanto mais escuro, geralmente indica maior poder, força física ou agressividade; quanto mais claro, geralmente indica menor força e/ou maior sensibilidade. O azul-claro é freqüentemente usado para personagens femininos, mas também aparece em personagens masculinos quando se quer acentuar seu caráter mais delicado, como em Aphrodite de Peixes (Cavaleiros do Zodíaco). O mesmo se aplica aos casos de cabelos verdes, como os de Shun de Andrômeda e Sheena (Cavaleiros do Zodíaco). Cabelos cor-de-rosa são geralmente reservados a mulheres frágeis e personagens sensíveis, menos violentos. Os diversos tons de azul, verde e rosa geralmente aparecem em personagens mais fracos na hierarquia dos grupos ou menos importantes na trama."

Leia o texto na íntegra, link abaixo.

*Fonte

cat cat
Priscila
Beginner
Beginner

http://www.fotolog.com/yummy0

Re: Sobre cores e números " Algumas considerações sobre estes elementos em mangás e animes"

Mensagem  Tony Neto em Sex Nov 12 2010, 09:04

caramba, bem legal!

Isso mostra que eles tem todo um raciocínio na hora da criação do personagem, bem interessante. Não sabia dessa idéia das cores dos cabelos, mas sei que eles tem tipos bem específicos de personagens e de esteriótipos. Pode até ajudar na hora de se criar um personagem, não apenas em mangá, mas em outro estilo.

Muita gente tem preconceito com mangá, acho isso uma besteira sem tamanho, pois dá pra aprender muito estudando esse estilo.

KEEP DRAWING! HAVE FUN! =D
Tony Neto
Admin

http://flickr.com/tobs_dg

Re: Sobre cores e números " Algumas considerações sobre estes elementos em mangás e animes"

Mensagem  Barbara em Sex Nov 12 2010, 11:26

Como eu não gosto de Cavaleiros do Zodíaco, posso dizer que dei uma boiada com os nomes dos personagens hohoho... mas acho legal isso aí das cores.

Aproveito o tópico para compartilhar um negocinho sobre a teoria das cores - semiótica é meio chatinho, mas ajuda bastante (semiótica = estudo dos signos; signo = símbolo -- nada a ver com astrologia Wink) Smile:

http://www.slideshare.net/tatifortium/semiotica-cor
É um slideshow bem didático sobre o assunto; é bem resumido mas não é tão superficial como a maioria das coisas que a gente vê por aí. Achei bem legalzinho. No final, tem uns slideshows relacionados que parecem ser bons também (mas ainda não os vi). Wink

Barbara
Beginner
Beginner

http://www.flickr.com/photos/mikodaira

Mensagem  Debs em Sex Nov 12 2010, 12:19

Esse negócio das cores dos cabelos é muito interessante. E eu que achava que eles eram daltônicos mesmo! hahah
Calma, tem explicação essa minha suposição: como eu vejo muitas capas de mangás todos os dias, eu já reparei que alguns personagens aparecem às vezes com o cabelo VERDE e, na próxima edição, o cabelo tá LOIRO. Acontece com outras cores similares, tipo laranja e vermelho, branco e amarelo, etc.

Outra coisa que eu achava curioso sobre os personagens de mangá é que na ficha de cada um SEMPRE colocam o tipo sanguíneo da pessoa. Antes eu pensava: "Pra quê? É pra caso o personagem sofrer um acidente, saber quem é compatível?"
Mas depoiiiiis descobri que no Japão e nos países asiáticos em geral, eles acreditam que o tipo sanguíneo da pessoa determina algumas características como se a pessoa é mais organizada, mais criativa, mais sociável, etc. É levado tão a sério que algumas empresas levam isso em consideração na hora da entrevista (!!!) Como se fosse um horóscopo (se tiverem curiosidade, posto aqui a descrição de cada tipo sanguíneo, mas acho que vai sair muito do tema, é só por curiosidade mesmo).

Bom, é isso. Bem legal esse texto e mangá são legais! Não todos, mas se você perder o preconceito e procurar bem, tem uns muito bacana, como Preto e Branco, Nausicaa, Homunculus... mais tarde eu posso recomendar alguns com suas respectivas sinopses. =)

(e não vou só recomendar da Panini não, tá? hahah)

Admin

http://desenholatras.forumbrasil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: