Desenhólatras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Método de estudar desenho em quatro etapas (do Bobby Chiu)

Ir para baixo

Método de estudar desenho em quatro etapas (do Bobby Chiu) Empty Método de estudar desenho em quatro etapas (do Bobby Chiu)

Mensagem  Debs Sáb Nov 06 2010, 09:33

Antes de mais nada, essa dica é baseada no texto escrito pelo Bobby Chiu e retirado do Artbook "Life Drawing". Este artbook é muito legal, tem desenhos lindos do Chiu e da Kei Acedera, além de dicas muito interessantes. Se vocês se interessaram pelo livro e quiserem ler o texto na íntegra e com mais detalhes, eu sugiro que comprem antes que ele esgote de novo. Custa US$20, com frete incluso (se não me engano...) .

Vocês já se sentiram perdidos, sem saber como estudar desenho? Se você respondeu que sim, então essa dica pode ser útil para você!
Primeiro de tudo, pense em um tema que você quer aprender, melhorar suas habilidades ou dar uma reforçada. Pode ser mãos, pés, estrutura, perspectiva, composição, enfim, pode ser qualquer coisa. Definido isso, 'bora estudar em 4 etapas. O Bobby Chiu recomenda que cada etapa seja feita em uma hora, mas você que define isso.

1) DESENHE USANDO COMO REFERÊNCIA A ARTE DE ARTISTAS QUE VOCÊ GOSTE
"O quê?! Eu vou copiar?!"
Sim e não. Sim, você vai olhar como os outros resolveram o mesmo assunto que você está estudando, mas você NÃO VAI SIMPLESMENTE COPIAR. Copiar por copiar, sem entender o que está fazendo, não adianta nada. Tente enxergar o que os outros fizeram, como eles pensaram para chegar naquele resultado, como driblaram as eventuais dificuldades que você tem, como construíram o desenho.

2) DESENHE USANDO UMA FOTO COMO REFERÊNCIA
Agora que você já olhou o desenho dos outros e sanou algumas dúvidas sobre o assunto, olhe como é o real. Tente enxergar as partes que você tem mais dificuldade, como ele é o como você está fazendo.

3) DESENHE USANDO A VIDA REAL COMO REFERÊNCIA
Agora que você já está um pouco mais ciente do que está errando e por que, saía nas ruas! Procure observar o assunto na vida real, como ele é em toda a sua tridimensionalidade. Tente capturar no papel aquele instante mais expressivo! Ninguém vai parar e posar para você durante minutos, você vai ter que correr contra o tempo e enxergar o que você está estudando - enxergar de verdade, sem recorrer a símbolos ou soluções prontas.

4) DESENHE USANDO SUA IMAGINAÇÃO
Acho que a maioria aqui quer desenhar para CRIAR algo. Depois de estudar como as coisas são, está na hora de visualizar na sua cabeça o que você quer desenhar, no ângulo que você quiser. Visualizar o desenho pronto ANTES de riscar o papel é uma habilidade bastante interessante, pois evita um desenho ao acaso e faz você ter mais controle do que quer. Muitas pessoas reclamam de não conseguir passar pro papel o que têm na cabeça, talvez porque a imagem que têm na cabeça é vaga, sem muitos detalhes, esmaecida. Fortalecer a imagem na mente pode ser uma forma de conseguir passar melhor o que você deseja pro papel.

O legal é que esse método não para por aí: provavelmente você, ao desenhar de cabeça, vai reparar em um detalhe ou outro que ainda não está bem fixado e o ciclo recomeça. E quando você conseguir esgotar o assunto, bola pra frente, escolha outro tema e recomece o ciclo. Esse método é prático e direito, e evita perder alguns minutos ou até horas de ficar olhando pro papel em branco e não saber o que fazer nem por onde começar.

Have fun! =)
Debs
Debs
Admin

Mensagens : 66
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 40
Localização : São Paulo

https://desenholatras.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos